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Isso requer dedicação, paciência, mas acima de tudo custos e tempo. Em particular, o tempo que os gestores muitas vezes não têm, sempre ocupados perseguindo problemas, encontrando soluções de curto prazo, pensando em como chegar ao amanhã sem poder entender que em seis meses ou um ano não haverá mais aquele amanhã se não pararmos hoje para pensar no futuro da empresa; e esse futuro não pode deixar de passar pela motivação e crescimento profissional dos seus colaboradores. É paradoxal a pouca importância que ainda se dá à gestão de recursos humanos dentro de uma empresa.

A maioria dos executivos e gerentes seniores, principalmente em empresas públicas, aborda essa questão não apenas como uma perda de tempo e dinheiro, mas muitas vezes como uma obrigação a ser cumprida compulsoriamente.

Certamente é difícil perceber até que ponto os investimentos a serem feitos nesta atividade podem ter retorno em termos econômicos no médio e longo prazo.

Vivemos em uma sociedade do ‘tudo e agora’, por isso esperamos que os resultados de nossas ações ou esforços sejam visíveis a muito curto prazo.

No processo de formação dos próprios colaboradores, no entanto, é preciso tempo para que os recursos humanos sejam formados, educados, motivados, levados ao conhecimento através de erros inevitáveis que são parte fundamental do processo de formação para crescer e melhorar. Isso requer dedicação, paciência, mas acima de tudo custos e tempo. Muitas vezes falta tempo para os gestores, que estão sempre ocupados resolvendo problemas, encontrando soluções de curto prazo e pensando em como chegar ao amanhã, sem perceber que se não pararem para pensar no futuro da empresa hoje, o amanhã pode não estar aqui seis meses ou um ano. E esse futuro tem que vir da motivação e do crescimento profissional dos nossos colaboradores.

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